Com trabalho consolidado para a população de MS, Governo do Estado fortalece parcerias com o Ministério Público

• Natalia Yahn
  • 04/maio/2024 6:16 am

Com inúmeras ações desenvolvidas em conjunto, entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o MPMS (Ministério Público do Estado), o trabalho voltado ao atendimento e bem-estar da população é o destaque para o Executivo Estadual.

O governador, Eduardo Riedel, participou ontem (3) da posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado, Romão Avila Milhan Junior, e destacou os projetos desenvolvimentos no Estado, para beneficiar os cidadãos sul-mato-grossenses.

“Atuamos no combate permanente ao feminicídio e a violência contra as mulheres, além de aperfeiçoar medidas para garantir mais efetividade e proteção às nossas crianças, na luta contra o abuso e à exploração da infância. E estamos dando passos decisivos e necessários, no processo de atendimento e acolhimento às famílias que sofrem perdas dramáticas de seus entes queridos, vítimas de homicídios”, pontuou Riedel.

As ações desenvolvidas em conjunto entre o Governo do Estado e o MPMS também buscam alternativas à instalação de uma nova política penal, com foco na intervenção penal mínima, desencarceramento, restauração de danos e laços sociais.

“Avançamos, ano após ano, com ações integradas entre a Segurança Pública e o Ministério Público, nos requisitos fundamentais às áreas de inteligência, investigação, combate ao crime organizado, repressão aos crimes de fronteira e tráfico de drogas, com resultados reconhecidos nacionalmente. Somos o estado que mais apreende drogas no Brasil e um dos que mais resolve homicídios no país”, afirmou o governador.

Na posse, o procurador-geral de Justiça confirmou a união de esforços para atuar em prol da sociedade sul-mato-grossense com garantias de direitos. “Temos um desafio muito grande, de combater a criminalidade com as novas formas de atuação. É necessária atuação integrada para fazer o combate ao crime e a corrupção. Em relação as políticas públicas em todas as áreas, ao Ministério Público compete a fiscalização do cumprimento delas. Precisamos trabalhar de forma unida com os demais poderes e instituições. O Ministério Público tem como principal missão ser agente de transformação social”, afirmou Romão Avila.

Entre as parcerias do Governo do Estado e o MPMS se destacam o programa ‘Mulher Segura e Protegida’, instituído em 2019, com a continuidade da prestação do serviço na Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande.

Esta é a segunda vez na história do Ministério Público do Estado que um promotor de Justiça assume o mais alto cargo (o primeiro foi o então procurador-geral, Alexandre Magno).

A solenidade realizada no Centro de Convênios Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, reuniu ainda a procuradora-geral do Estado, Ana Ali, além do promotor Alexandre Magno de Lacerda – que deixou o cargo de procurador-geral de Justiça –, e os secretário Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), entre outras autoridades do Estado.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende