Campo Grande (MS) - O governador Reinaldo Azambuja lançou oficialmente a campanha contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Neste ano, a meta é imunizar 20 milhões de animais em todo Estado. O lançamento da campanha “Vacinação garante bons lucros” contou com a presença de produtores rurais, autoridades e instituições representativas do setor produtivo. Neste ano, a vacinação será realizada em duas etapas, em maio e novembro, com o território estadual dividido em três regiões: planalto, pantanal e zona de fronteira.
No evento, o governador destacou a importância da parceria com os produtores rurais para manter a carne produzida no Estado reconhecida como de excelência, inclusive no mercado externo. Entre os principais consumidores da carne sul-mato-grossense estão os países asiáticos, países vizinhos do Brasil e a União Européia.
O governador Reinaldo Azambuja defendeu cautela sobre a mudança de status de Mato Grosso do Sul para área livre de aftosa sem vacinação. O assunto vem sendo amplamente discutido por representantes dos produtores rurais em todo o Estado. Atualmente, MS possui status de área livre de aftosa com vacinação, cobertura vacinal superior a 99% do rebanho e é referência no País. A meta é manter esse índice.