Dourados (MS) - A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em parceria com o Instituo Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), unidades de Nova Andradina, irá sediar em 9 de setembro a primeira fase da 22ª Maratona de Programação, evento destinado aos acadêmicos de cursos de graduação em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Matemática.

A competição é organizada por um grupo de diversas Instituições de Ensino Superior (IES), como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e tem o objetivo de promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
"É uma maratona que acontece simultaneamente em diversas partes do país, sendo que a Uems de Nova Andradina concentrará os competidores de Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que nossa Universidade receberá alunos para a competição, que possui abrangência nacional", informa o professor Renato Machado, da Uems.
Sobre a Maratona
A competição é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. O evento nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da International Collegiate Programming Contest (ACM) e é parte da regional sulamericana do concurso.
A Maratona é dirigida a alunos de cursos superior da área de computação e afins: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc. Cada escola poderá inscrever mais de um time (veja as regras do concurso para mais detalhes).
O evento ocorre em duas fases. A primeira fase será eliminatória, e ocorrerá simultaneamente no dia 9 de setembro de 2017 em várias sedes espalhadas por todo o Brasil. A final da XXII Maratona de Programação ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2017 em Foz do Iguaçu (PR), e contará com os times classificados nas várias sedes na primeira fase.
Rubens Urue - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)
Foto: Chico Ribeiro