Encontro promove a troca de experiência entre os psicólogos do projeto AJA-MS

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  • 21/junho/2017 11:38 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), preocupada com a formação continuada de seus educadores, está realizando o 1º Encontro de Formação de Psicólogos Licenciados do Projeto AJA-MS, com o tema “Protagonismo Juvenil e a Contemporaneidade”, para ofertar a esses profissionais momentos de estudo, reflexão e discussão necessários para aprimorar as práticas de aprendizagem e o desenvolvimento dos adolescentes do Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA-MS).

O psicólogo escolar desempenha um papel fundamental, que é ser facilitador nas relações na escola, impactando, diretamente, na aprendizagem dos estudantes. “Cada escola que oferece o projeto AJA-MS tem seu psicólogo escolar. Ele atende o estudante, na sua interface com a aprendizagem; o professor, com suas relações; e a família, quando necessário. Ele faz a mediação com todas essas camadas e, por conta disso, temos um salto qualitativo na aprendizagem desses adolescentes atendidos pelo projeto”, afirma a responsável pela equipe de psicólogos do AJA-MS, Paola Nogueira Lopes.

O encontro reúne até esta quarta-feira (21.6), no auditório Tertuliano Amarilha, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, os psicólogos que atuam nas 51 escolas estaduais com o projeto, para promover, junto a esses profissionais, o estudo e o diálogo, a troca de experiência e os saberes científicos e de vida que permeiam suas ações com os adolescentes nas escolas do projeto AJA-MS.

De acordo com a superintendente de Políticas para a Educação da SED, Eva Maria Katayama Negrisolli, o encontro abre espaço para discussão do trabalho e troca de experiências entre os psicólogos escolares. “Estes são profissionais que fazem a diferença nas escolas, no acompanhamento dos estudantes e, principalmente, no acompanhamento de todo o processo educativo que ocorre na escola”, afirmou.

Atuando na Escola Estadual Riachuelo, de Campo Grande, Cledson Miguel da Cruz, explica que o trabalho no AJA-MS é muito dinâmico e o papel dos profissionais é fundamental no acolhimento dos adolescentes. “Nós não clinicamos, nossa função é orientar e encaminhar, de acordo com as necessidades do aluno. Agora, por exemplo, eu consegui fechar uma parceria de emprego para dez de nossos estudantes, o que é muito gratificante. Trabalhar no AJA é fazer a diferença na vida dos estudantes e isso não tem preço”, conta.

O evento é acompanhado, também, pelos coordenadores de programas educacionais das Coordenadorias Regionais de Educação de Mato Grosso do Sul (CREs), responsáveis pelo gerenciamento das políticas educacionais em suas respectivas regiões e que acompanham as escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam o projeto AJA-MS dando suporte pedagógico para a gestão da aprendizagem e a consecução dos objetivos educacionais do projeto.

Na programação, palestras sobre Protagonismo Juvenil e a Contemporaneidade; Diálogos entre Neurociência e Educação; Estatuto da Criança e do Adolescente e Sistema de Garantia de Direitos; Adolescência e o Uso de Substâncias; A escola, o jovem e sua aprendizagem; além de oficinas e mesas redondas sobre temas ligados ao dia a dia do AJA.

Sobre o AJA

O Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA-MS), implantado em 43 municípios e 51 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, oportuniza a mais de 4.600 jovens estudantes de 15 a 17 anos, com distorção de idade/ano, a possibilidade de acesso ao sistema educacional e à complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa.

Sobre o psicólogo escolar

O psicólogo escolar é o profissional que atua em instituições escolares educativas, bem como dedica-se ao ensino e à pesquisa na interface psicologia e educação. Ressalta-se que esse profissional é de extrema importância para o trabalho no Projeto de Curso AJA-MS, pois ele implementa ações de acompanhamento do processo de aprendizagem do estudante, do desenvolvimento humano, da escolarização em todos os níveis, da inclusão no âmbito educacional, da gestão psicoeducacional e da formação continuada de professores.

Texto e foto: Emílida Dorsa - Secretaria de Estado de Educação (SED)

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